10/06/2007

Ser professora foi o sonho de toda a minha vida.
Iniciei a minha carreira profissional como professora do 1º ciclo no ano de 76.
Como ainda por cima faltei pouco, estou quase a concluir esta etapa da minha vida.
Encontrei-me com o ensino especial pouco tempo depois. Entrei com a convicção de que todas as crianças têm direito a frequentar a escola da sua residência, onde estudam os seus amigos, os seus irmãos, os seus vizinhos, independentemente das suas características pessoais.
Tive a sorte de me cruzar com pessoas que me marcaram profissionalmente e de quem recebi ensinamentos que durarão para sempre. Estou a falar de João dos Santos, Emílio Salgueiro, Catilina,Ana Maria Benard da Costa, entre muitos outros.
Vou terminar a minha carreira a dizer a mesma coisa e com a mesma convicção.
Entreguei muitos anos da minha vida a esta ideia e vou continuar a fazê-lo.
Desta vez tentando compreender porque é que a inclusão escolar não é efectivamente uma realidade para as crianças com necessidades educativas especiais.
Podemos sempre dizer que sim que é um direito. É verdade. É um direito conquistado, mas não garantido. Sabemos todos os que dia após dia trabalhamos nas escolas que estar incluido é muito mais do que estar lá.
É tempo de saber porquê.
Com a maturidade que a idade traz e com a capacidade de sonhar que existirá sempre dentro de cada um de nós estou a lançar um projecto de investigação sobre a inclusão escolar.
Este projecto está previsto ser feito em duas etapas.
Na 1ª quero concluir uma tese de mestrado cuja parte curricular já terminei faz tempo no ISPA. Conto com o apoio e a orientação do Prof Dr José Morgado que é também uma referência importante para mim e naturalmente para todos que abraçámos esta causa.
Na 2ª concluirei o doutoramento da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Extremadura, com o apoio e orientação do Prof Dr Florentino Blasquez, com quem já trabalho há dois anos.
Nada disto será possivel sem a preciosa ajuda de todos os colegas com quem me cruzei neste caminho. Vamos juntos descobrir porquê.
Preencham o questionário que se encontra neste blog e divulguem-no a outros colegas, bastando para isso que lhes indiquem o caminho deste blog:

(www.mfatimapaiva.blogspot.com)

Prometo ir dando feedback do decorrer desta investigação.
Um abraço

9 comentários:

Unknown disse...

Gostei do que li e o 'blog' já consta dos meus favoritos. Obrigada. Andei alguns anos pelo Ensino Especial, mas acabei por ser preterida em concurso a favor de uma professora do 1º ciclo - muito embora para o 2º ciclo (Esc das Naus) e eu com a Licenciatura em Psicologia! Penso ñ reunir as condições pedidas. Mas estou mesmo muito interessada em conhecer o trabalho e virei visitar-te de quando em vez. Um abraço e bom trabalho

José António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José António disse...

Ora... seja bem-vinda ao maravilhoso mundo dos bloguers. Já preenchi o quetionário e passei a informação para o meu blog. Bom trabalho!

Unknown disse...

Neste trabalho, cujo design nos é apresentado pela sua autora, o que parece mais coerente e capaz de lhe dar credibilidade e consistência, é a intenção de o fasear em dois momentos, isto é, uma investigação ao nível de mestrado e posterior aprofundamento num processo de doutoramento.
Força! O tema é aliciante e necessário para o desenvolvimento do conhecimento científico sobre esta matéria no seio de todos os actores do processo educativo.
Com a minha disponibilidade para qualquer colaboração, vai um abraço de amizade.

Palavras a solta disse...

Olá Fátima! Gostei de te ver e ouvir/ler... De facto é assim um luta de toda uma vida... Mas não estou tão optimista como tu. De facto tenho uma percepção mais negativa da inclusão por parte do ME das Escolas e dos Professores. Estes, apesar de tudo, ainda são os que vão "aguentando" a situação, mas com tantas hesitações, dúvidas,rejeições... que continuo pessimista. Um abraço e força nesse doutoramento! Manuel Rodas

CPink disse...

Viva! Bem acho que nunca nos cruzamos ou então não me recordo...mas o que importa é que sei o que custa fazer uma investigação na áera da Educação (onde falta tempo para tudo....) mas "roubei" 5minutos ao ME e preenchi o questionário...
Boa Sorte
Carla

Ana Teresa Guardado disse...

Já preenchi o questionário que chegou ao meu email pela colega da amiga da coolega... Enfim, já se sabe como é!!
Estou curiosa com os resultados da pesquisa, porque após a luta pela inclusão urge uma reflexão sobre os resultados atingidos ou não, sobre a eficácias das medidas, as alterações e melhorias a fazer.
Ainda ando no mundo do ensino há pouco tempo e só agora me sinto realizada com o que faço. Nunca quis ser professora do 1.º CEB (como os meus pais, porque os problemas dos "filhos dos outros me irritavam"... entende-se porquê!!).
Sempre quis leccionar no Ensino Secundário ou no Ensino Superior (hei-de lá chegar... se for esse o meu caminho!).
Agora, adoro o que faço, as crianças são um máximo e, sem eles se aperceberem, apredo muito com eles... mais isto é lógico!!!

A minha decepção neste sistema, que se diz democrático e simplista, direcciona-se para a malícia, os lobbies que existem num agrupamento, numa escola... Enfim, eu sei, estou a amadurecer e a lembrar-me dos contos de fada que a minha professora contava... Afinal, os finais felizes só o são com todas as adversidades que lhe são inerentes!!! E no meu conto de fadas, há lobos bravos e mansos e o que realmente me importa são as crianças. Adoro ser professora e partilhar saberes!!!
(Ainda bem que deixei a licenciatura em História da Arte (via ensino) na Fac Letras de Comibra e mudei para o curso de professores do 1.º CEB.
:-)
ATG


Té breve

Francilene Vasconcelos disse...

Bom dia !!!
Gostei muito do seu blog. E fiquei emocionada com a sinceridade de suas palavras. Sou professora de Atendimento Educacional Especializado aqui no Brasil e defendo o direito de ir e vir dos nossos queridos alunos. Visite meu blog: atendimentoeducacionalespecializadosr.blogspot.com meu email é francy_vasconcelos@yahoo.com.br.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Silva disse...

Bom dia! Meu nome é Alexandre aluno do Curso superior em Educação Fisica e estou começando a fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre educação inclusiva e para isso gostaria de pedir sua permissão para utilizar seu questionário. meu email é alexandresilva@fmc.org.br
Certo de poder contar com a sua colaboração subscrevo-lhe