09/03/2008

Estudo sobre inclusão escolar

Antes de mais um grande abraço de agradecimento, a todos os que colaboraram nesta 1ª fase do estudo sobe a inclusão escolar em Portugal.
Aqui estou a dar-vos conta do ponto da situação do trabalho de investigação que tenho estado a desenvolver.
A primeira parte já está concluída.
Como resultado da revisão da literatura que fizemos, pudemos verificar que houve uma evolução muito acentuada, face à inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula
Tal como em todos os países desenvolvidos também este nosso estudo parece apontar para que em Portugal a filosofia da inclusão não está posta em causa.
Isso deu-nos uma alegria imensa. Foi a luta de toda a nossa carreira profissional.
58% de professores reconhece os benefícios da inclusão e 45% de docentes, considera que a situação de inclusão proporciona novas situações de aprendizagem para os outros alunos.
No entanto os professores continuam a dizer-se perdidos e receosos sem saber como e o que fazer.
Estão preocupados com as dificuldades que sentem no dia a dia ,para atenderem de forma adequada os alunos que apresentam necessidades educativas especiais.
Manifestaram–nos durante este trabalho, algumas preocupações com as dificuldades que dizem sentir no dia a dia tais como:

√ Falta de informação sobre como aprendem os alunos com NEE e se aprendem;
√ Falta de formação sobre as deficiências e como dar atenção dentro de uma sala de aula à diversidade
√ Gestão da sala de aula,
√ Trabalhar em equipa com os colegas

Depois de analisados os dados do nosso estudo, podemos referir que os resultados mais significativos do ponto de vista estatístico referem-se de facto à variável formação. Parece existir uma correlação muito forte entre a formação dos docentes e a inclusão escolar.
Poderíamos inferir que os docentes têm maior consciência de que a inclusão dos alunos com NEE, depende mais de si , das suas atitudes e da sua formação.
Assim reflectindo sobre tudo isto decidimos para a fase final deste trabalho de doutoramento aprofundar este estudo, no que se refere à formação dos professores.
Falamos da formação inicial e da formação contínua.
Partindo das necessidades que os professores dizem sentir gostaríamos de chegar a uma proposta de formação para que os professores se sintam mais seguros e com mais possibilidades de serem os verdadeiros promotores de uma educação inclusiva .
Consideramos pertinente que seja encontrada a maior amostra possível dos professores portugueses do ensino básico.
Assim quero poder contar convosco de novo.
Mostrem o caminho deste blog aos colegas que puderem e peçam-lhes que respondam ao questionário que se encontra no canto superior direito deste texto.
Pelo Sonho é que vamos.
Obrigado

5 comentários:

Liliana Neto disse...

Boa Noite e parabéns pela escolha do tema de estudo. Muito sucesso na conclusão deste trabalho.

Cleuza Rosália disse...

Olá Fátima!
Estou fazendo curso de mestrado e minha dissertação será na área de educação inclusiva. Gostaria de pedir autorização para utilizar parte de seu questionário de pesquisa.
Me descupe entrar em contato pelo seu blog, mas se puder me passar seu e-mail tenho interesse em trocar informações com você.
Grata
Cleuza

Unknown disse...

Olá, boa noite. É provável que nos tenhamos cruzado algures nestas andanças. Trabalhei com as equipas de Faro nos anos que refere ter iniciado a sua carreira. Gostaria de ter notícias sobre o desenvolvimento dos seus estudos.
o meu blogue: cidade-inclusiva.blosgpot.pt
Agradeço
JJaneiro

Unknown disse...

Boa tarde Fátima!
Estou fazendo meu artigo de conclusão sobre inclusão e gostaria de sua autorização para utilizar parte do seu questionário de pesquisa. Se puder me passe seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Grata Glaucia

Unknown disse...

Boa Tarde! Estou efetuando uma pesquisa sobre Inclusão Escolar e gostaria de utilizar algumas perguntas baseadas em seu questionário, gostaria de solicitar autorização para o mesmo. meu e-mail: claudioacontab@hotmail.com Grato Claudio Adão